RECEITAS E TUTORIAIS

Tudo o que você precisa saber sobre chantilly

A decoração é tudo quando falamos de confeitaria, e para elaborar um visual fabuloso, muitos confeiteiros escolhem tingir o chantilly devido à sua versatilidade, textura e sabor. Porém, existem técnicas específicas  para trabalhar propriamente com o chantilly nesse artigo você aprenderá as principais técnicas! Se tiver alguma dúvida deixe nos comentários que responderemos todas as suas dúvidas!

Dica 1: Como deixar o chantilly no ponto correto

Para deixar seu chantilly no ponto certo é necessário que o produto esteja gelado e a batedeira estar em velocidade média, de preferência entre 128 e 136 RPM (rotações  por minuto, é uma medida que você pode definir em sua batedeira ;). Dessa forma, seu chantilly vai ficar firme e ideal para rechear e decorar.

 Uma dica bem legal que pode te ajudar a saber se o seu chantilly está no ponto correto, é quando você percebe que durante o batimento ele começa a ficar nas laterais da tigela da batedeira e então formando um buraco no meio. Depois disso desligue a batedeira e veja se o seu chantilly ficará grudado no globo (fue/ batedor), se isso acontecer, é que seu chantilly chegou no ponto ideal.

Ficou com alguma dúvida? Veja um vídeo em que explicamos a forma de como descobrir o ponto do chantilly.

Dica 3: Texturizando / Hidratando o seu chantilly!

A texturização ou hidratação do chantilly é quando líquidos são acrescentados ao chantilly após batido para tirar a porosidade e ficar liso para aplicação. Você pode deixar seu chantilly com uma textura super cremosa usando ou leite condensado, água  ou o próprio corante alimentício.

Veja na foto abaixo: O chantilly do lado esquerdo é o que está poroso sem nenhuma mistura de hidratação. E o do lado direito já é o chantilly com aspecto de cremoso que foi hidratado com leite condensado. 

Para hidratar o seu chantilly não recomendamos  fazer a hidratação de toda a sua receita. É ideal que você coloque uma quantidade de chantilly em um recipiente  e hidrate aos poucos até obter quantidade necessária para sua receita.

Dica 4: Evite corantes líquidos e prefira os corantes de consistência em gel ou softgel.

Não é indicado usar o Corante líquido em seu chantilly, pois ele pode agregar líquido  e então alterar a textura do chantilly e deixá-lo sem consistência. 
Para deixar o seu chantilly no ponto  é ideal usar os corantes Soft Gel da Fab!Corante em gel da Fab!  ou mesmo aplicar o pó para decoração Fab! com o auxílio de uma bombinha e Solução Alcoólica Neutra da Fab!.

 Dica 5:  Dosando corretamente você chegará a cor que precisa!

O ideal para maior intensificação da cor é tingir a cobertura com a cor pretendida aos poucos pois se você colocar muito corante e passar do tom que precisa vai ser mais difícil de diminuir o tom (caso isso ocorra sugerimos colocar mais chantilly ok?). 

Preste atenção para não mexer demais o chantilly com o corante, senão o produto pode perder o ponto. Deixe descansar durante 20 a 30 minutos e se depois desses minutos de descanso não chegar na cor desejada,  vá acrescentando o restante do corante até chegar na cor de sua preferência. 

Por exemplo os corantes Preto e Vermelho, são duas cores  que normalmente os confeiteiros tem um trabalho maior para conseguir, o segredo é ter paciência :algumas pessoas querem o resultado na hora e colocam uma quantidade exagerada de corante  isso pode amargar o chantilly e você perder todo o seu trabalho. Lembre-se que qualquer corante – de qualquer marca – se for colocado de forma exagerada ele satura o chantilly e amarga sim. Logo,  para chegar a uma cor mais intensa é necessário deixar o chantilly após tingido descansar uns minutos que a cor aumenta uns dois tons.

Dica 6: Como armazenar o  chantilly

Depois que a embalagem for aberta, o produto não batido deve retornar à geladeira e permanecer no local por até 3 dias, seguindo as condições de armazenamento.  

Já o Chantilly batido pode ser armazenado por até 3 dias na geladeira, desde que você não acrescente corante ou outros ingredientes e o transfira para um pote bem lacrado, cobrindo a superfície do creme com um plástico filme.  

Não é aconselhável congelar o chantininho depois de preparado. Após congelado ele não terá a mesma estabilidade de cobertura no bolo. 

Dica 7: O corante  branco é seu aliado!

O Corante Branco da Fab! é uma cor chave em sua confeitaria , pois misturado a outros corantes ele pode clarear ou sobrepor a cor desejada. Ou seja, se na correria você errou na dosagem e não ficou da cor esperada, você pode utilizar o corante branco para arrumar a tonalidade do seu chantilly. 

Dica 8: Aprenda e utilize sempre o círculo cromático de cores!

A combinação de cores é indispensável em qualquer decoração, e é a partir de boas combinações que podemos contrastá-las e harmonizá-las de forma que resultem em cores lindas! E para simplificar esse processo, você pode utilizar o círculo cromático!  Ele é  composto por 12 cores, sendo três primárias, três secundárias e seis terciárias.  O objetivo do círculo cromático é ajudar essas pessoas a decidirem qual a melhor nuança aplicar sobre determinado trabalho ou superfície.

Veja este vídeo em que a confeiteira Anelyse, ensina técnicas e misturar incríveis de coloração com os corantes da Fab!

Gostou das dicas? Então vamos colocar a mão na massa! Veja a receita de um Cupcake colorido que preparamos para você e que você pode colocar as dicas que falamos aqui no blog em prática 🙂

Gostou? Compartilhe!

Set your categories menu in Header builder -> Mobile -> Mobile menu element -> Show/Hide -> Choose menu
Shopping cart
Start typing to see posts you are looking for.
Open chat
Olá! 👋
Precisa de ajuda?