RECEITAS E TUTORIAIS

Estou começando na confeitaria, o que devo adquirir?

No artigo de hoje, falaremos sobre confeiteiras que começaram do zero e hoje fazem sucesso no ramo da confeitaria: os principais utensílios que usam, os perrengues que já passaram e como fazem para superar e se especializar mais ainda. E não paramos por ai! Para motivar quem está iniciando, cada uma das entrevistadas nos forneceu fotos do primeiro bolo que fizeram e elaboramos de primeira mão fotos comparativas do antes e depois, pra você não desistir de ser uma confeiteira fabulosa!

Colocando a mão na Massa: quais são os utensílios básicos para quem está começando?
Alguns utensílios de confeitaria são essenciais dentro de qualquer cozinha!  E com alguns deles tudo pode se tornar mais fácil e rápido na hora da produção.
Pode até parecer besteira, mas se você utilizar os produtos e ferramentas corretas, obterá resultados ainda melhores e conseguirá uma agilidade na produção sem comparação.
Então não tenha medo de investir nesses itens que são essenciais para começar.

Veja a seguir alguns itens que são importantes adquirir para começar na confeitaria.

Batedeira
Ideal para  deixar coberturas cremosas,merengues no ponto correto e claro deixar a massa do seu bolo fofinho.

Fouet (ou batedor de claras) :
Ideal para bater, claras, massas, cremes, e etc, tornando a mistura dos ingredientes mais lisa e homogênea.

Formas e tamanhos variados.
Recomendamos adquirir formas da melhor qualidade e que sejam um pouco mais grossas,pois além de proteger as laterais do bolo para não queimarem, elas não amassam facilmente.

Bailarina
Usar bailarinas para confeitar o bolo é essencial para quem busca um bolo espatulado com um acabamento perfeito, seja alisando ou trabalhando com bicos.

Fonte: Instagram @bailarinaconfeite

Espátula de alisar bolo 
Ideal para alisar coberturas e recheios, e ainda permite fazer texturas diferentes basta usar a criatividade.

Bicos de confeitar
Servem para fazer diversas formas de decoração e deixar seu bolo com um acabamento profissional.
Compre aos poucos, começando pelos bicos Pitanga, Perlê e Babado. Com eles é possível alcançar inúmeros resultados.

Sacos de confeitar
Podemos dizer que eles são os coringas da confeitaria. Pois permitem que você decore bolos, cupcakes, biscoitos, etc.

Pão duro
Ele é muito útil para espatular coberturas de bolos, mexer massas e a evitar desperdício daquelas sobrinhas na panela ou na vasilha.

Corantes e Pós para decoração
Os corantes e pós são importantes para quem está iniciando pois dão um acabamento incrível (fabuloso!) sem a necessidade de que a pessoa seja muito expert em confeitaria. Uma camada de dourado ou dourado rosê e seus doces já tem um acabamento super diferenciado, sem ser necessário muita técnica. A Fab! pensando em você , separou o que tem de melhor para oferecer, são 34 cores de Pós para decoração, para você decorar superfícies de coberturas. E agora está com um lançamento de Corantes Gel, Líquido, Soft Gel e em breve lançaram uma novidade mundial. Acompanhe nosso site e veja as novidades.

Fonte: Instagram @mylipetit

Confeitaria do zero.

Fonte: Instagram @cakedreams_jujutorres


A paixão por confeitaria fez com que algumas confeiteiras fossem atrás do seus objetivos com os utensílios que tinham em casa mesmo. E não é que deu certo?
A Juliana Torres conta que quando começou na confeitaria ela não tinha nenhuma estrutura de uma confeiteira profissional. Juliana, utilizava a batedeira , formas, fogão (o doméstico mesmo 😉 ) e espátulas que já tinham na casa da mãe dela. Mesmo sem ter as ferramentas mais avançadas, a confeiteira afirma que isso não foi um empecilho para começar do zero. Na realidade foi nesse momento que começou a aprender mesmo, vendendo docinhos e assim foi criando experiência e aprimorando seus conhecimentos.

Fonte: Instagram @liliankustercakedesigner

Já a Lilian kuster conta que adquiriu alguns utensílios para iniciar a sua especialização na confeitaria. Antes de fazer suas encomendas, ela treinava em bolos fakes (isopor). Quando não tinha bolo fake, Lilian usava as formas redondas de bolo e virava ao contrário, de cabeça para baixo e começava a decorar.


Confeitaria para todos e com instrumentos comuns da casa
Seja criativo, nem sempre você precisa usar a melhor espátula para decoração. Um utensílio da sua casa como colher, garfo, palito de churrasco pode deixar sua decoração perfeita.

Fonte: Instagram @andreia_itacaramby

A embaixadora Fabulosa Andreia Itacaramby, teve uma grande ideia, e pensou em como ser criativa usando os utensílios que temos em nossa casa.Usando apenas um garfo, conseguiu um efeito incrível de textura em um bolo. Andreia conta que essa ideia surgiu para ajudar suas alunas e amigas que não tem todos os utensílios de confeitaria em casa ou às vezes não tem condições para estar investindo em produtos de confeitaria.


Veja no vídeo abaixo a dica fabulosa  que a Andreia Itacaramby fez decorando um bolo com um garfo super fácil e rápido.

Outras idéias e dicas…

“ Meu primeiro bolo fiz com uma colher de café, queria aquele efeito do bico perle 2A e como na época eu não tinha, usei a colher mesmo e deu super certo. Outro utensílio que eu uso e dá super certo é a espátula de patê que fica com um espetáculo nos bolos fazendo um efeito de ondas super simples e lindo. Utensílios simples e de fácil acesso que usamos no chantininho e fazem efeitos lindos.” Dica da Juliana Torres.

“Entre os utensílios que tenho em casa e que me salvam muito está o pincel de silicone que uso muito para fazer a técnica do efeito de tronquinho e até textura diferenciadas nos recheios dos  bolos. Também uso palitos de churrasco para fazer marcações e efeitos diversos nos meus bolos.” Dica da Lilian Kuster.

Veja mais uma dica fabulosa que a Fab! junto com a Monniky preparou para você : Como fazer a técnica riscadinho usando um pincel de silicone.

Perrengues na confeitaria
 Todo mundo já passou por algum perrengue na vida e na confeitaria não poderia ser diferente. Mas lembre-se todo erro é aprendizado para você ser melhor a cada dia.

A Juliana conta que tiveram alguns perrengues de quando estava no início da sua carreira na confeitaria, ela fez um recheio e não conseguiu chegar no ponto ideal  para que ele ficasse firme e seguro, então faltando poucas horas para a entrega, o bolo rachou por completo. Aflita, Juliana precisou “se virar nos trinta” e com a ajuda da mãe conseguiu fazer novamente a receita e entregou para o cliente. Uma lição que ela leva para a vida e fez com que ela  se treinasse ainda mais para que seu recheios chegassem no ponto certo.

Sobre isso, Lilian Kuster conta: “Da série não nasci sabendo! Esse foi o primeiro bolinho “confeitado” que fiz na minha vida! Nesse dia foi um desespero total! Era aniversário do meu filho mais novo e como eu já fazia bolos no pote, quis arriscar o bolo! Meu Deus que desastre. Eu não tinha noção de nada, nem de massa como estrutura e nem de recheios, ideias, enfim, NADA.Mas na vida é assim em todas as áreas, não nascemos sabendo de tudo Precisamos sempre estudar, treinar investir em nós para podermos evoluir e o principal Nunca desistir dos sonhos.”

Antes e depois

Antes e depois: o primeiro bolo e um atual da Lilian Kuster
 “ Não desista! Treine muito, estude muito. Se eu consegui, e eu não sabia nada, você consegue também” Lilian Kuster.

Primeiro bolo e um atual da Juliana Torres
“Tenha amor pelo que faz, se não tiver amor não suportará as dificuldades, persistir e não desistir diante dos problemas. Dicar-se ao extremo, saber abrir mão quando necessário, paciência e acreditar que valerá a pena” Juliana Torres.

Primeiro bolo e um atual da Andreia Itacaramby
“Faça com que os obstáculos que você possa encontrar em seu caminho, sirvam de degraus  para você alcançar seu objetivo” Andreia Itacaramby.

Se especialize!
É muito importante sempre estar por dentro de todas as novidades da confeitaria, como aquela decoração do momento que as clientes mais querem na hora da encomenda. Então invista em seus conhecimento! Faça cursos online, pratique dia a dia novas técnicas, use bolos fakes (bolo de isopor) para treinar suas decoração e ficar craque.

A Fab! está com os confeiteiros do início ao fim! Todos os dias às 20h15 no canal do Youtube da Fab! são feitos lives e aulas fabulosas ensinando diversas técnicas de decoração. E o melhor de tudo é de graça! Se inscreva no canal da Fab! e acompanhe o que eles tem de melhor da confeitaria para oferecer.

Se inspire no trabalho dessas confeiteiras!
Juliana Torres: @cakedreams_jujutorres
Lilian Kuster: @liliankustercakedesigner
Andreia Itacaramby: @andreia_itacaramby

Veja também como aumentar sua venda de doces no Instagram.

Gostou? Compartilhe!

Set your categories menu in Header builder -> Mobile -> Mobile menu element -> Show/Hide -> Choose menu
Shopping cart
Start typing to see posts you are looking for.
Open chat
Olá! 👋
Precisa de ajuda?