RECEITAS E TUTORIAIS

Como montar uma confeitaria de sucesso!

O setor de doces artesanais é um dos mercados que mais crescem no Brasil. Segundo uma pesquisa realizada pela Sebrae de acordo com dados divulgados pela Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (Abip), em 2018, o Brasil possui mais de 70 mil padarias e confeitarias, sendo a maioria delas classificadas como micro e pequenas empresas. A associação também afirma que a próxima década promete ser ainda melhor para o setor, com a expansão das chamadas “padarias gourmet”, ou seja, que vão muito além do pãozinho, oferecendo doces e produtos exclusivos. A tendência é que esses empreendimentos ampliem cada vez mais os serviços e possam competir com os supermercados, oferecendo produtos e serviços variados.

Saiba como investir nesse mercado a seguir.

O primeiro passo para abrir uma confeitaria é ter disposição, pois o sucesso depende muito da dedicação do dono e um amplo conhecimento de gastronomia. 
Então não pare de estudar, se especializar e aprimorar seus conhecimentos. Mas se você não pode fazer cursos agora, não tem problema, você pode começar seus estudos com o auxílio da internet, desde receitas até mesmo dicas valiosas sobre preparar e decorar seus doces. A Fab! disponibiliza lives e aulas no canal do youtube de segunda à sexta às 20h15 para você assistir e tirar suas dúvidas na mesma hora! Se inscreva no canal da Fab! no youtube e não perca nenhuma novidade.
Tenha sempre como objetivo criar algo que identifique sua empresa e fidelize seu cliente.

É importante também ter habilidade para chamar a atenção do seu cliente, principalmente pelo fato de que o doce não é a primeira necessidade da alimentação, ou seja, só há consumo se o cliente se sentir realmente atraído pelo produto. Então faça seu produto ser de uma ótima qualidade e de uma boa apresentação.

Equipamentos Básicos

É importante ressaltar que, dentro das suas possibilidades financeiras, é preciso investir em itens básicos e essenciais para a sua produtividade
Veja algumas sugestões de equipamentos para você adquirir:

  • Assadeira;
  • Caixa registradora;
  • Balança;
  • Batedeira industrial;
  • Fogão industrial;
  • Bailarina para a decoração dos bolos;
  • Espátulas decorativas;
  • Forma;
  • Freezer para a área de produção  (para você deixar seus produtos que estão semi prontos, ou até mesmo recheios que estão congelados.
  • Freezer para a área de vendas; (para você deixar seus produtos prontos para venda)
  • Liquidificador;
  • Forno;
  • Embalagens criativas;
  • Utensílios domésticos. (colher, facas, garfos e etc)

lembrando que os itens são  necessários para uma confeitaria! Mas se você está iniciando agora e não tem condições de comprar tudo de uma vez, pode ir comprando aos poucos e se ajeitando com o que tem.

Estrutura Básica para seu negócio

A composição da equipe de trabalho varia de acordo com a estrutura do seu negócio.  É importante que os funcionários recebam treinamento constante. Para que vire hábito a  organização, eficiência nos processos e higiene na hora da manipulação de alimentos. 
Veja algumas sugestões de composição de equipe:

  • Almoxarife; (O Almoxarife é o profissional responsável pelo controle de matérias-primas e produtos de uma empresa. Ou seja, é ele quem cuida do armazenamento e movimentação de mercadorias. )
  • Atendentes;
  • Auxiliar de cozinha;
  • Auxiliar de serviços gerais;
  • Auxiliar administrativo;
  • Comprador;
  • Confeiteiro
  • Marketing.

Localização do ponto comercial

A localização do seu negócio precisa ser pensada conforme o foco do seu negócio. 

Por exemplo, se você quer focar em uma confeitaria voltada para a venda de bolos de casamentos ou algo do tipo, fique próximos de lojas de vestidos de noivas ou casa de festas. 

Ou se seu negócio for para atender qualquer tipo de público, onde as pessoas possam comprar e comer no local, esteja localizado em um lugar movimentado como por exemplo, centro da cidade. 

No entanto, é importante pensar em como abrir uma confeitaria em um ponto comercial de fácil acesso e que tenha uma boa visibilidade. Análise o bairro em que está pensando em comprar o seu ponto da confeitaria, quem são as pessoas que frequentam? Quais são seus costumes gostos? Qual a renda média desses seus potenciais clientes? Pensar sobre seu público alvo irá auxiliar além da escolha do local da confeitaria, a decoração, os preços e a abordagem de marketing que você deverá elaborar.

Marketing e divulgação

Falando em marketing…todos nós sabemos que a tecnologia avançou muito nos últimos anos, e com isso, a forma de se comunicar com os clientes mudou também. Hoje, a grande parte das pessoas estão navegando nas redes sociais e websites.
Por isso, invista na publicação de fotos dos seus produtos na internet. Por que isso dará a oportunidade para que as pessoas conheçam seu trabalho, seus produtos, vejam depoimentos de clientes satisfeitos, se atentem às promoções, entre outros  Neste artigo explicamos abordagens de como aumentar sua venda de doces no instagram

Dicas Fabulosas!

-Promova a degustação de produtos na loja para conquistar os clientes;

– Faça entrega dos seus produtos em domicílio é um diferencial para seu negócio;

– Siga a legislação vigente, estabelecida pela Vigilância Sanitária, higienizando devidamente o ambiente;

-Ofereça um atendimento rápido e personalizado aos seus clientes, trazendo sempre novidades de produtos para isso nunca deixe de se atualizar nas últimas tendências. No canal da Fab! no youtube você pode acompanhar aulas exclusivas com as melhores tendências a partir de decorações de doces elaboradas pelos melhores profissionais da confeitaria.

Gostou deste artigo? Veja também Estratégias para gerenciar seu negócio.

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