RECEITAS E TUTORIAIS

Chocolates, coberturas fracionadas e hidrogenadas: saiba a diferença.

Saber qual o tipo de chocolate é a melhor opção para sua produção é com certeza uma prova de resistência. Mas fique tranquilo, vamos te ajudar a fazer a melhor escolha na hora de comprar seu chocolate, explicando sobre cada tipo e qual a escolha mais favorável para o seu produto final.

Como sabemos, existem variações diversas do chocolate. Essa classificação não se restringe apenas ao sabor do chocolate e a proporção dos seus ingredientes, mas também ao tipo de gordura das quais ele é feito.

De acordo com a Anvisa, para um produto ser considerado chocolate deve apresentar no mínimo 25% de sólidos de cacau. Ou seja, o produto que tem 25% de cacau é considerado chocolate nobre ou chocolate puro.  Além disso, ele possui na sua composição apenas manteiga de cacau, o que confere um sabor único e de ótima qualidade. Por tanto, são chocolates todos aqueles produtos que contenham pelo menos 25% de cacau nas versões ao leite, meio amarga ou amargo  e 20% para o chocolate branco.

Caso o produto tenha menos de 25%  de teor de cacau do que é indicado na legislação é classificado como cobertura. Ou seja: cobertura não é chocolate, esta distinção é importante ok?

Chocolate puro ou nobre

É considerado chocolate nobre, o chocolate que não contém outro tipo de gordura em sua fórmula além da manteiga de cacau. Podemos dizer que este é o verdadeiro chocolate, com uma qualidade superior aos demais. Ele é  indicado para  ovos de páscoa, trufas, modelagem, brigadeiros, barras, ganache e entre outros.  Um ponto a ser ressaltado é que além do preço mais elevado, ele é um pouco mais trabalhoso, pois apenas esse tipo  de chocolate necessita passar pela técnica de temperagem, para adquirir boa textura, ficar brilhante e se solidificar corretamente. 

Chocolate Fracionado (Cobertura):

Os chocolates Fracionados, possuem qualidade inferior que chocolates nobres e preço mais acessível, por possuírem menos manteiga de cacau em sua composição. As coberturas possuem adição de gordura vegetal (geralmente óleo de palma) em sua composição e por isso não são denominadas como chocolate e sim como “cobertura sabor chocolate”. A sua textura é mais macia que o chocolate puro e mais aveludada que o chocolate hidrogenado. As coberturas são indicadas para banhar bombons, assim que derretido em banho maria ou no microondas, fazer casquinhas de chocolate, banhar pão de mel e outros tipos de decoração que tenham finas camadas de cobertura (e desta forma ela não interfere muito no sabor final). Esse tipo de chocolate não necessita de temperagem, é mais barato mas tem a contrapartida de ser menos saborosa e também dar um resultado não tão bom quando comparado com o chocolate nobre que é mais brilhante, possui textura e sabor mais agradável.

Chocolate Hidrogenado (Cobertura)

Comparado com os demais é o mais barato e possui uma qualidade e sabor bem inferior aos demais. É indicado para moldar e rechear. Aqui, a manteiga de cacau é substituída parcialmente ou integralmente por gordura vegetal hidrogenada. Além de ser mais suscetível ao Fat Bloom,  Ele é conhecido pelas pessoas como chocolate com gosto de manteiga. Ou seja, chocolate ruim de baixa qualidade e bem pouco gostoso.

Então na hora de escolher qual usar, considere qual é o seu tipo de público (se tem maior ou menor poder aquisitivo), o tipo de doce que você vai fazer e mesmo se você domina a técnica apropriada para trabalhar, por exemplo com o chocolate nobre que é sensível e possui preço elevado. 
Em questão de sabor e potencial de qualidade final de preferência ao chocolate nobre, mas considere que terá um custo mais alto e também um trabalho maior devido a temperagem do chocolate. Tudo depende do seu público de clientes, se estão dispostos a pagar mais por um doce com chocolate nobre ou não.

Agora se optar por fazer o uso de cobertura fracionada, recomendamos escolher uma de boa qualidade, hoje em dia temos produtos que se assemelham muito aos chocolates nobres e com um custo mais baixo, basta pesquisar e escolher de acordo com a demanda dos seus clientes.

Gostou? Compartilhe!

Set your categories menu in Header builder -> Mobile -> Mobile menu element -> Show/Hide -> Choose menu
Shopping cart
Start typing to see posts you are looking for.
Open chat
Olá! 👋
Precisa de ajuda?