RECEITAS E TUTORIAIS

6 dicas incríveis para aumentar sua venda de doces!

O que preciso fazer para aumentar minha venda de doces? como precificar meus doces? Veja dicas exclusivas que reunimos neste artigo para você!

Dica número 1: Tenha um produto diferenciado e de qualidade no mercado!

Além de um trabalho bem feito, ter um produto diferenciado e autêntico faz toda a diferença na hora da venda e é uma forma de se destacar e não ser apenas mais uma opção igual as outras no mercado. Para isso, você deve se especializar em algum tipo de doce ou técnica, essa escolha deve envolver o que você realmente é boa e sabe fazer, o que o mercado paga bem e o que você se sente feliz em trabalhar! A junção dessas três condições definirá a escolha de uma especialidade que realmente vai te ajudar a crescer na confeitaria e conquistar mais clientes.

Estude novas técnicas, decorações e novos sabores. E é assim que Vânia Bordalo e Juliana Torres, levam a vida de confeiteiras empreendedoras.

foto das confeiteiras fabulosas Vânia Bordalo e Juliana Torres.
Acima foto das confeiteiras fabulosas Vânia Bordalo e Juliana Torres.
Fonte: Instagram: @mundo.acucarado  @cakedreams_jujutorres

É Importante lembrar também, que além de qualidade você precisa vender produtos rentáveis. As confeiteiras Juliana e Vânia afirmam que bolos, fatias de bolo, bolo de pote, brigadeiro, tortas, brownie e brigadeiro são bons para venda. Porém a maior procura hoje é por fatias de bolos com diversos sabores, devido à decorrente crise financeira da pandemia do Corona Vírus, as pessoas tem menos renda para comprar doces.

Pensando nisso a equipe Fab! junto com sua embaixadora a, Dani Barreto, fizemos duas receitas super diferentes e imperdíveis para você diferenciar ainda mais seus doces. Recheio de Pistache e Recheio de morango frescos.

Dica número  2: Mantenha o padrão dos seus produtos

alguns exemplos de embalagens e cartões elaborados para a divulgação de seus produtos.
Acima estão alguns exemplos de embalagens e cartões elaborados para a divulgação de seus produtos.
Fonte: Instagram: @mundo.acucarado

Vânia Bordalo Proprietária do “Mundo Açucarado”
Já mantêm um padrão nos seus produtos,além da alta qualidade dos ingredientes dos seus doces, ela usa sacolas personalizadas, fitas, etiquetas e cartão de visita. Ela afirma que isso demonstra mais profissionalismo e dá mais credibilidade. Com suas informações pessoais no produto entregue, dá a chance do seu cliente guardar seu cartão e fazer uma nova encomenda.
Recomendamos que você contrate um profissional da área, para fazer seu logotipo, cartão de visita, entre outros. Mas caso você não tenha essa verba disponível, você tem outra possibilidade de criar uma versão de logotipo no aplicativo Canva que permite que elabore diversas artes.

Dica número 3: Invista na comunicação e divulgação em redes sociais
A tecnologia avançou muito nos últimos anos, e com isso, a forma de se comunicar com os clientes mudou também. Hoje, a grande parte das pessoas estão navegando diversas horas de seu dia nas redes sociais e websites. Nesses ambientes virtuais, o  segredo é trabalhar de maneira bastante consistente, diferenciada e profissional, uma vez em que a sua concorrência no meio virtual já é bastante significativa. Veja um artigo que a Fab! preparou para você sobre como aumentar sua venda de doces no Instagram.

Juliana diz que atualmente ela  trabalha com o foco nas redes sociais , principalmente Instagram e Facebook, divulga sempre os bolos decorados, e trabalha com delivery alguns dias da semana, sempre pelas redes sociais, além de contar com uma empresa de marketing que faz assessoria e projetos futuros também.

exemplo de post para a rede social Instagram, vejam a simplicidade, o foco no bolo que parece muito apetitoso e logo abaixo o contato da confeiteira.
Acima um exemplo de post para a rede social Instagram, vejam a simplicidade, o foco no bolo que parece muito apetitoso e logo abaixo o contato da confeiteira.
Fonte: Instagram @cakedreams_jujutorres

Apesar de parecer super distante para a realidade de algumas confeiteiras as empresas de marketing atuais tem pacotes de divulgação bastante em conta financeiramente e que ajudam por sua a vez a aumentar a venda de bolos e doces.  Logo, analise bem e veja como um investimento o gasto em marketing, que deverá ser avaliado e rastreado para ver se as ações implementadas realmente estão dando o retorno de aumento em vendas.

Uma dica é perguntar para os seus clientes como eles te conheceram, alguns podem vir das redes sociais sem te conhecerem previamente, mas muitos virão pela recomendação de amigos e conhecidos. Por isso, uma outra dica é estimular que seus clientes divulguem os bolos e doces que você fez e te marque nas redes sociais, desta ação você adentra a uma outra rede de contatos: a dos amigos e conhecidos deles!

Logo, além de posts “bonitos” é necessário que exista uma proposta clara de como as ações implementadas vão te ajudar a ter um maior resultado que pode ser diverso: aumento de vendas, aumento de notabilidade da marca, maior divulgação de seus serviços, entre outros.

Se você quiser se especializar ainda mais em redes sociais, recomendamos que você faça o curso de Gestão de mídias sociais fornecido pela Rock University da empresa Rock Content.
O curso é totalmente gratuito e de muita qualidade 😉
Você aprenderá a fazer uma gestão eficiente de diferentes mídias sociais para consolidar o nome da sua marca no mercado, fechar negócios e estreitar o relacionamento com seus clientes e potenciais consumidores. Então não perca tempo e se especialize em redes sociais.

Dica número 4:   Precifique corretamente os seus produtos
Cobrar o valor correto por aquilo que você vende pode fazer uma diferença enorme no lucro no final do mês. Em uma constatação do Sebrae que tem base a teoria de negócios em precificação diz que o preço é a soma entre custos de produção e lucro, limitado pelo valor que os clientes estão dispostos a pagar. Por isso, antes de você precificar seus produtos é preciso que você não tenha medo de matemática e calcule os custos que você teve na receita. Considere também o tempo que você levou (lembre-se de cobrar o seu tempo, tempo é dinheiro!) e, além disso, os gastos mais difíceis de calcular – mas que você terá que colocar um valor mesmo que seja representativo – como água, luz e gás.
Com esses valores somados você tem o valor de custo do seu produto. Considerando este valor de custo, coloque um valor a mais, este valor efetivamente será a sua margem de lucro sobre o seu produto.

As confeiteiras Vânia Bordalo e Juliana Torres contam sobre como elas precificam seus doces para venda.

“Tenho uma planilha de precificação, onde coloco todos os custos que tenho na produção de meus produtos” comenta Vânia Bordalo.

“É bem simples, você precisa calcular  todas as despesas diretas e indiretas, material, embalagem, água, luz , gás. Após o valor somado, cálculo o valor do meu lucro em cima disso, dando assim o valor final do produto” comenta Juliana Torres.

Então antes de precificar o seu produto você precisa pensar nesses tópicos!

Gastos relacionados à fabricação dos produtos: Mão de obra, matéria prima, embalagens, e outros custos relativos que só você sabe sobre o produto que você vai vender. É importante mensurar os materiais utilizados desde o momento do início da preparação até a entrega.

Gastos com insumos:
Energia elétrica, água, aluguel, produtos de limpeza, internet, operadoras de cartão, serviço de delivery .

Lucro: O lucro é o dinheiro que pode ser usado  para o crescimento da empresa. Ou seja, ele não é o seu salário e nem do seu funcionário. É importante observar o mercado para então poder definir a sua porcentagem do lucro. Pode variar de 20% a 30%. E então você pode usar esse lucro para liberar descontos ou promoções para seus cliente e assim aumentar mais suas vendas 😉

 – Valor final: Você precisa somar todos os valores gastos e fazer a divisão conforme a quantidade de produtos produzidos para então definir o valor final de cada unidade.

É importante que você tenha uma planilha de precificação! A Scrapmix preparou uma planilha de precificação para você, ela te ajudará a se organizar e a calcular todos os seus gastos. Quer saber como que funciona na prática? Baixe agora e comece a se organizar.

Dica número 5: Aproveite as datas comemorativas

Prepare combos especiais e doces diferenciados  para  ocasiões especiais e celebrações tradicionais, assim você  consegue gerar notabilidade de seus clientes e aproveitar ao máximo as oportunidades de venda que surgem nesses períodos.
Além disso, aposte nas decorações personalizadas para mostrar ao público que seu negócio está sempre oferecendo algo inovador e ao receber o seu produto elas tenham o sentimento que  ele foi pensando nela.

alguns exemplos de fotos de doces personalizados com temas de datas comemorativas como: formaturas, dia das mães, natal, páscoa, carnaval.
 Acima alguns exemplos de doces personalizados com temas de datas comemorativas como: formaturas, dia das mães, natal, páscoa, carnaval.
Fonte: Instagram @cakedreams_jujutorres

Dica número 6:  Se especialize!
Esteja por dentro de todas as novidades do ramo da confeitaria,como aquelas decorações, técnicas do momento. Então invista em seus conhecimento, faça cursos online, pratique dia a dia novas técnicas de decoração.

A Fab! tem um canal no youtube que de segunda á sexta ás 20H15  são feitos lives e aulas fabulosas ensinando diversas técnicas de decoração. E o melhor de tudo é de graça! Se inscreva no canal mais fabuloso do youtube e acompanhe o que os confeiteiros tem de melhor para oferecer.

Confeiteiras empreendedoras para se inspirar!
Vânia Bordalo:@mundo.acucarado
Juliana Torres: @cakedreams_jujutorres

Veja mais conteúdos fabulosos como esse em nosso blog

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